terça-feira, 27 de agosto de 2013

SELECÇÃO E PREPARAÇÃO DOS GLOSTERS PARA EXPOSIÇÃO

Quando chega ao fim a criação do gloster, começa a selecção e preparação para as exposições.
Modestamente, eis o meu método.
Creio sinceramente que, o êxito nas exposições é devido à observação atenta dos jovens glosters, desde a saída do ninho até completarem a muda.
Desde que as jovens aves são separadas dos pais, coloco-as em voadeiras, nas quais suspendo gaiolas de exposição, para as familiarizar com as mesmas.



Agrupo os glosters em dois grupos: coronas e os consorts.
Para evitar insucessos nas exposições, julgo muito severamente os meus glosters.
Eu selecciono os glosters de exposição e os que utilizarei na minha criação. Eu entendo por ave de criação, uma ave que tendo muito boas qualidades, não apresenta as requeridas para exposição (porte, apresentação, unha partida, macho potente mas um pouco grande,…).
As aves seleccionadas para exposição são isoladas e é a partir desse momento que é necessário mimá-las e fazê-las ganhar confiança. Observo o seu comportamento nas gaiolas de exposição (coloco uma gaiola de exposição suspensa do alojamento de cada gloster).
Um gloster muito bom, mas que não se apresente bem, jamais ganhará.
De seguida coloco as gaiolas de exposição face a face com aves de cores diferentes, fundo verde ou amarelos com aves de fundo branco, isto para familiarizar as aves à cor branca, que assusta geralmente as de outras cores. Isto pode evitar que um gloster aquando do julgamento fique nervoso e perca possibilidade de ser bem julgado.
Dou um banho por semana aos meus pássaros e aquando das exposições, dou banho três dias antes do enjaulamento para que a plumagem esteja bem seca e macia.
Para alimentação, dou uma mistura de canários de postura a que junto um pouco de sementes de saúde e sementes selvagens. Recebem também papa todos os dias até Agosto.
O meu julgamento não mudou desde há anos, eu selecciono os glosters redondos e cabeça e de corpo, com plumagem luminosa.
O gloster deve sempre, ao primeiro olhar, dar uma imagem de redondez e de potência.
Não se esqueçam que as exposições são muito duras e a concorrência muito forte, portanto sejam rigorosos na vossa escolha, isso evitará algumas decepções.

Autor: Jean Pierre Davignon

Retirado da revista “O gloster”

Fotos do criador António José Graça Ferrão



Sem comentários:

Enviar um comentário