quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

COMO CONSEGUIR A FORMA NOS GLOSTERS

Este artigo é apenas uma descrição daquilo que é a minha opinião.

Antes de fazer a selecção dos casais devemos ter muito em conta o fenótipo ideal do gloster, e isso consegue-se acompanhando os grandes criadores nas exposições ano após ano, e se possível visitar as suas instalações de modo a constactar se a percentgem de aves boas é elevada. No momento de comprar tente sempre ver os progenitores. É uma boa opção comprar sempre ao mesmo criador, e tentar sempre comprar do melhor que tenha para venda. Eu sempre que trago pássaros novos da Holanda, os machos utilizo-os com três ou quatro fêmeas do meu canaril, deste modo damos ao macho mais possibilidades de que com alguma dessas fêmeas tire bons glosters.

A compensação de defeitos deve ser feita com os nossos próprios glosters, pois desta forma temos a garantia que não alteramos o fenótipo do nosso canaril.

Quanto aos progenitores, o ideal é que olhando-os desde todos os vértices nos dêem uma sensação de redondeza esquesita. Se for nevado x nevado têm que ter a plumagem muito suave e uma coloração muito brilhante. O consort tem que ter boas sobrancelhas, para poder melhorar as coroas.

O corona tem que ter um ponto central bem definido e entre os olhos, e a plumagem deve ser longa, suave e brilhante sem tapar completamente os olhos e bico.

A plumagem, a forma e o tamanho aumentam se utilizarmos continuamente nevado x nevado, por isso é aconselhável utilizar um intenso, quando vemos que a nevadura é excessiva, por exemplo, quando a plumagem da coroa está muito solta e tapa o bico, os flancos sobem até às costas, ou saem “fraldas” entre os músculos.

Quanto a diminuir o tamanho, primeiro devemos ter um bom fenótipo de Glosters de tamanho mais pequeno possível e que as características restantes sejam boas. Para encurta-los mais, teríamos que utilizar um intenso, se possível do nosso próprio canaril, para não alterar o genótipo do canaril. Para utilizar um intenso temos que ter em conta que fenotipicamrente seja de qualidade, como um bom nevado, em corpo e cabeça, com boas sobrancelhas.

Não existem truques, trata-se simplesmente de encontrar-mos bons glosters, e saber trabalhá-los, e se se consegue um bom fenótipo no canaril nunca devemos introduzir, pássaros de diferentes criadores, e no caso de o fazerem, eu pelo menos tento introduzir um bom macho sempre do mesmo criador, e junto-o com três das minhas fêmeas para ver se dá resultado, enquanto que os consorts, os melhores são os que procedem de boas coronas.

Texto de Julián Martín
Tradução: Filipe Brito

Sem comentários:

Enviar um comentário