quarta-feira, 16 de março de 2011

COM TRANQUILIDADE...

Pois é caros leitores. Intitulo este post de "com tranquilidade". Tranquilidade porque é precisamente com esse sentimento que tenho (temos) que encarar este hobbie. passo a explicar...como escrevi num post anterior a minha fase de criação iniciou-se à sensivelmente uma semana atrás, ou seja numa altura em que muitos criadores já vão com a segunda postura,eheh. não é fácil para mim que crio à poucos anos tentar resistir a tentação de juntar os meus casais logo nos inícios de Fevereiro como muitos o fazem, a vontade de ver os filhotes é tanta que muitas vezes acabamos por nos antecipar à própria Natureza. Como não possuo luz artificial no canaril tenho que ter tranquilidade e esperar que as condições naturais se tornem favoráveis para dar início à criação. Sei que não é fácil para quem inicia ter essa tranquilidade, mas acreditem que é o mais sensato. Quantos vezes não vemos nos fóruns questões de criadores a questionarem o porquê de os seus casais ainda não terem dado sinais de criação, ou que os casais estão juntos à não sei quanto tempo e ainda não puseram ovos...umas das respostas é fácil: tenham calma, esperem pelo tempo e estejam atentos aos sinais das aves, elas não falam, mas quase, ehehe. Como disse anteriormente para mim também é um bocado frustrante, mas tenham tranquilidade...

Quanto à minha criação. Este ano vou trabalhar com 18 casais de glosters. Juntei os casais a uma semana atrás. Algumas fêmeas começaram logo a trabalhar. Neste momento tenho fêmeas prontas a chocarem, só estou a espera que algumas terminem a postura para pôr a chocar várias fêmeas em simultâneo. Algumas já tem o ninho feito, outras ainda o estão a construir, e também tenho algumas mais preguiçosas que estão mais atrasadas.
Fico sempre um bocado ansioso e expectante para saber como as coisas vão correr. Penso que é um sentimento partilhado pela grande maioria dos criadores. O objectivo é comum a todos: ausência de filhotes mortos por doenças, que tudo corra bem, muita quantidade e se possível qualidade. É exactamente isso que desejo a todos os que partilham o gosto por este hobbie.

1 comentário:

  1. Bom dia,
    Que a criação decorra agora não com tranquilidade mas com a excitação de ver aparecer novos passarinhos. Boa sorte!
    Saudações ornitófilas.
    Armindo Tavares.

    ResponderEliminar