sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

ENTREVISTA A FABRIZIO IOPPOLO - CAMPEÃO DO MUNDO EM TOURS (2011)

Deixem-me compartilhar com vocês parte de uma entrevista com um dos criadores de gloster mais famosos, vencedor de inúmeras exposições internacionais, e recentemente campeão no mundial de ornitologia em Tours (França) o especialistas e Campeão Italiano: Fabrizio Ioppolo.

A entrevista foi feita por Lello Melillo.

Qual a história da sua paixão?

A minha paixão é bastante antiga e remete-me para os anos da minha infância.
Tudo começou no início dos anos 70 durante o Verão, quando para enganar o tempo, cuidava do canaril de um primo da minha mãe. De Junho a Setembro e durante vários anos, acompanhei a vida quotidiana e o crescimento dos canários que ele criava, o que me permitiu aprender as regras básicas e as técnicas de criação. No final de cada Verão, voltava para casa com um par de novos casais. Durante anos foi assim, até que num Verão no meio de mais de 40 casais de canários vermelhos encontrei um lindo casal de Gloster formado por um macho corona variegado verde e uma femea consort amarelo. Foi amor à primeira vista. No final daquele Verão fui para casa feliz com esse casal de Gloster e dois filhos para serem acasalados com os pais. Apartir daí deixei os canários de cor, e desde então dediquei-me exclusivamente à criação destes novos heróis.

Qual a origem dos seus Glosters que deram origem ao seu plantel?

O meu primeiro Gloster de valor foi comprado em 1985, após a minha primeira experiênca a criar glosters. Dirigi-me a um criador de Nonantola, Lazzari vencedor do título de campeão italiano em Florença, poucos anos antes, e lá comprei dois casais, sendo eles a basedo meu plantel. Nessa linhagem de canários Glosters acasalei sussecivamente, alguns de origem Inglêsa, e mais recentemente em 1994 com um macho consorte variegado trocado com Guido Poli. As ultimas aquisições são o resultado de uma viagem à Inglaterra em dezembro de 1999, viagem que me permitiu visitar alguns dos melhores canaris de Inglaterra, onde adquiri novos conhecimentose e aprendi como melhorar a plumagem e a cor de fundo dos meus Glosters.

Qual o seu método de acasalamento e reprodução?

O meu método de acasalamento é principalmente baseada no genótipo e no princípio da compensação, tentando equilibrar, tanto quanto possível, tipo e plumagem. Utilizo geralmente casais fixos devido ao escasso tempo que tenho que me impedem de proceder a uma rotatividade do macho, embora eu pense que é vantajoso usar poucos machos mas bons com várias fêmeas consanguíneas pois permite fixar as características desejadas e obter uma linha mais homogénea.

Eu sei que muitos criadores temem os aspectos negativos deste tipo de selecção, mas gostaria de tranquilizá-los dizendo que, baseado na minha experiência, a consanguinidade, por si só não traz nenhum caráter negativo, mas mostra dramaticamente a herança genética dos indivíduos encontrados, permitindo destacar todos as carcteres presentes, tanto positivas como negativas.Torna-se importante, então, uma selecção rigorosa por parte dos criadores, procurando separar todos aqueles sujeitos que possuem características indesejáveis ou defeitos hereditários, a fim de concentrar-se apenas naqueles com melhores características e, portanto, mais próximo do standard. A grande dificuldade, que será muito bem recompensada pelos resultados ao longo dos anos, é a formação de um stock inicial e prudência na selecção por parte do criador, mas creio que este método é certamente a melhor forma de alcançar uma maior uniformidade das nossas aves conseguindo-se a homozigose do patrimônio genético do nosso canaril.

Que alimentação dá às suas aves?

Sobre a alimentação, gosto de variar o máximo possível, ajustada e adaptada às diferentes épocas do ano e às consequentes diferentes necessidades dos canarios nesses periodos.
Durante a criação será importante uma dieta rica em proteínas, com um consumo equilibrado de gorduras: pessoalmente, uso uma boa mistura de sementes, uso uma papa seca onde adiciono caseína para aumentar o nível de proteínas, e humedecido com sementes germinadas e um ovo. Durante o período da muda aumenta a necessidade de gordura, e é, portanto, importante administrar uma boa papa semi humida com um nível de gordura entre 18-20%, sementes oleaginosas, como Níger e perilla e produtos hortícolas, frutas e vegetais que serão bem-vindos para os nossos animais de estimação melhorarando a coloração ea plumagem.

Após a muda, na preparação para a temporada de exposições, reduzo a gordura pois já não é tão necessária, retomo uma dieta equilibrada, na qual forneço uma boa mistura de sementes "light", e uma papa semi-seca duas vezes por semana. Durante o período de descanso de inverno, que eu considero essencial para preparar uma boa época de criação, junto os pássaros em grandes voadouras, fornecendo apenas alpista aos machos, adicionando farinha de milho e pão seco às femeas. Só então, na preparação para a época de criação, no final de Janeiro, início de Fevereiro, para as fêmeas se acostumarem forneço-lhe papa de criação, e aos machos adiciono um pouco de sementes germinadas para ajudar a prepapração para a reprodução.
A água fresca sempre disponível, e alguns complementos de tempos em tempos.

Explique-nos de forma sucinta importância da plumagem?

Acredito que a plumagem é importante da mesma forma que as outras característicass da "postura”. Esta característica quando combinada com outras podem tornar um bom exemplar num exemplar fabuloso. A plumagem quanto mais brilhante, sedosa e uma boa cor de fundo, tornara o passáro mais compacto, com uma melhor definição dos seus limites resultando num pássaro mais belo.

Obrigado por compartilhar connosco parte da sua longa experiência no mundo do gloster. Espero que continue por esta estrada durante muitos anos, sempre com sucesso.

Adeus

Lello Melillo


Sem comentários:

Enviar um comentário