segunda-feira, 7 de junho de 2010

TRANSMISSÃO DE MUTAÇÕES




Em alguns casos (minoritários) através da hibridação podemos conseguir transmitir uma mutação de uma espécie para outra, em muitas espécies estas manobras são de todo impossíveis devido ao facto dos híbridos de primeira geração (F1) serem estéreis. Neste tipo de espécies a única maneira de conseguir um mutado é partir de uma ave mutada ou de um portador.

No caso do seregino (chmariz ou milheirinha) e o canário, os híbridos de primeira geração machos mostram um certo grau de fertilidade, podendo-se desta maneira, e se ocorrem uma série de acasalamentos conseguir-se fixar uma mutação do canário no chamariz.

Fixar uma mutação é um processo que dura muitos ano, pois para fixar uma mutação de uma espécie para outra devemos depurar completamente o sangue do exemplar e fazer presente a mutação nela.

Transmissão de mutações ligadas ao sexo

Para fixar estas mutações é aconselhável empregar um mínimo de dois casais, quanto maior o número de casais maior será a percentagem de êxito.

De seguida são expostos três exemplos de como realizar os acasalamentos com uma mutação ligada ao sexo de um canário a um chamariz. Neste caso elegeu-se a mutação satine.



É importante o detalhe de quando se tem que seleccionar os R1 e R2 estes sejam portadores, é impossível diferencia-los fisicamente dos normais, apenas se consegue diferenciar um portador do normal depois de termos criado com eles. Acaba por ser um jogo de apostas e de sorte para o criador, ainda que se consiga descobrir se o R1 era portador se obtivermos um R2 mutado fêmea.

Transmissão de mutações não ligadas ao sexo

É trabalhoso como no caso anterior, neste caso elegeu-se transmitir o topácio do canário no chamariz com estes dois exemplos.

Fonte: www.amaya.ya.st


2 comentários:

  1. É possível procriar com casal de canario mutação? Ja ouvi varias pessoas dizerem que não procriam por serem mutaçao

    ResponderEliminar
  2. É possível procriar com casa de canario mutação? Ja ouvi varias pessoas dizerem que não procria por ja serem mutação

    ResponderEliminar