quarta-feira, 24 de março de 2010

Desde a postura até à eclosão...

Uma vez terminado o ninho, a femea começa a por um ovo por dia, geralmente sempre de manha, após o nascer do sol. Em média cada fêmea poe um número de 4 ovos podendo variar de 3 até 9 (record de ovos postos). Pode acontecer de a canaria ficar sem por durente um dia, mas voltar a por no dia seguinte.
Após a postura do ovo, este deverá ser retirado e substituído por um ovo falso á venda em lojas da especialidade. Existem ovos falsos de diferentes tamanhos (diferentes espécies de aves), mas basta dirigirem-se á loja e pedir ovos falsos para canários. É importante referir que as Canárias não distinguem o número de ovos no ninho, ter um ovo ou cinco ovos para a canaria será igual, por isso não será obrigatório substituir todos os ovos, um ovo apenas será suficiente. A fêmea começara seguramente a incubar o ovo falso a partir do terceiro ovo posto.
Os ovos são retirados de modo a garantir um crescimento constantes entre todos os canários nascidos. Desta maneira, no momento da eclosão, os jovens terão todos as mesmas hipóteses de crescer da mesma maneira. Sem esta técnica, e se deixarmos a natureza actuar, os jovens poderão ter vários dias de diferença entre eles e neste caso, as aves nascidas primeiro terão já mais força e serão maiores do que as que nasceram depois. Trata-se da lei do mais forte, os mais fracos acabarão por morrer, ou esmagados pelos irmãos maiores, ou por falta de alimento pois não serão capazes de chegar com o bico tão alto como os irmaõs, não receberão a comida dos pais acabando por ficar cada vez mais fracos.
Para retirar o ovo pode-se utlizar uma pequena colher, ou então com a nossa própria mão (com muito cuidado), ou ainda com uma pinça que existe já própria para esse efeito. De seguida o ovo deverá ser depositado num recepiente com alpista por exemplo. A ponta deve ficar virada para baixo para evitar que o embrião fique colado no interior contra a menbrana. Assim não é necessário rodar diariamente os ovos evitando alguns acidentes (ovos partidos).

Para os mais curiosos, um ovo posto e não incubado pode estar ainda viável ao fim de uma dezena de dias.
Após a postura do ultimo ovo, deve-se por os ovos todos no ninho. Se o número de ovos for inferior a quatro, será uma boa practica deixar um ovo falso no ninho para servir de suporte aos jovens canários logo nos primeiros dias após a eclosão, evitando muitas vezes que apareçam esmagados por baixo da barriga da fêmea. O ovo poderá ser retirado passados 5 dias apos a eclosão.
Para evitar um desgaste inútil da fêmea deve-se fazer uma revisão dos ovos passados seis ou sete dias apos a incubação. Esta revisão consiste em ver quais os ovos que estão fecundados. Para isso existem diferentes técnicas, a mais simples consite em utilizar uma pequena lâmpada e observar transparência do ovo à luz. Um ovo fecundado (ou cheio) é opaco quando observado á luz, podendo distinguir-se por vezes os vasos sanguíneos. Um ovo não fecundado é praticamente transparente, a luz passa através dele. No caso de todos os ovos estarem vazios (não fecundados) estes devem ser retirados, assim como o ninho.

A eclosão ocorre normalmente por volta do 13º - 14º dias de incubação, mas no caso de os ovos estarem fecundados e não terem ainda nascido, passados 15 dias deve-se colocar os ovos não eclodidos num recipiente com agua morna, verificando-se se os passaritos dentro do ovo ainda estão vivos. Se o pássaro ainda estiver vivo o ovo fica á superfície e mexe-se ligeiramente.
No dia anterior á eclosão pode-se por o banho para o casal, para que a fêmea humedeça os ovos ao ir para o ninho ajudando assim os pequenos a romper a casca.

Sem comentários:

Enviar um comentário